A Unimetro

Universidade Corporativa do Metrô de São Paulo

A Unimetro foi criada em 1999 e em seus anos de atuação, acumula histórias de transformações profissionais e pessoais por meio da educação e cultura de aprendizagem, mostrando que é possível educar formando pessoas para o trabalho e para a vida.

Com sua Universidade Corporativa, o Metrô de São Paulo assumiu a própria educação para melhor cumprir sua missão e conduzir seus negócios.

Nesse momento de grandes transformações, a Unimetro tem buscado estimular a cooperação para promover o conhecimento e a cidadania, qualificar e desenvolver profissionais para enfrentar os desafios do setor da mobilidade e do mundo do trabalho.

pessoas criando um protótipo numa mesa com legos

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Missão

Gerir o conhecimento metroviário, por meio de práticas educacionais inovadoras, promovendo cultura de aprendizagem contínua.

Visão

Ser referência no setor da mobilidade urbana, por meio de educação colaborativa e inovadora.

Valores

Protagonismo para aprender sempre;

Colaborar para construir conhecimentos e soluções;

Atitude ética e transparente;

Inovar para criar o futuro;

Fazer a diferença na educação para impactar resultados.

Propósito

Conectar pessoas e conhecimentos para estarem um passo a frente na vida e nos negócios.

Dimensões

Para cumprir sua missão, visão e valores a Unimetro privilegiou 5 dimensões de atuação

Cultura – ajudar a empresa quebrar paradigmas e agir de forma mais inovadora, tornando as estruturas menos hierárquicas, integrar efetivamente as diversas áreas, ter entregas mais curtas dos projetos, admitir erros como parte do aprendizado e corrigi-los rapidamente, entre outras ações que possam criar um ambiente para dar mais sustentabilidade aos negócios.

Capacitação e Desenvolvimento – é a parte central das atividades da Universidade Corporativa. Hoje a função principal da Universidade Corporativa é estimular o aprendizado contínuo, tornando o empregado responsável pelo seu desenvolvimento e carreira. As ações educacionais oferecidas, a aprendizagem ocorre na prática por meio da criação conjunta, usando técnicas inovadoras com a mentoria do Núcleo de Inovação e Tecnologia – NIT.

Métodos e Técnicas – a Unimetro tem incorporado métodos e técnicas inovadoras em seus produtos e serviços, focadas na experiência do aluno.

Gestão do Conhecimento – estabelece diretrizes para as áreas e apoio as suas ações, oferece ferramentas para serem usadas em suas rotinas de trabalho.

Governança – existem diversos atores que contribuem para que a Unimetro ajude o Metrô a ser uma organização que aprende e cresce, com o seu capital intelectual:

5 Orientadores, assistentes de diretores, que ajudam a definir as diretrizes educacionais, trazem questões estratégicas da empresa e ajudam encontra caminhos para os desafios.

25 Facilitadores, assistentes de gerentes, que trazem as necessidades de desenvolvimento dos educadores, que são os agentes de conhecimento da organização.

400 Educadores – agentes da gestão do conhecimento que contribuem para a organização e disseminação de conhecimentos e experiências relacionadas à sua especialidade e propagadores da cultura e valores da organização.