Projeto conceitual

Observatório de
Mobilidade Urbana

Navegação

COMO ESTÁ SENDO PENSADO O OBSERVATÓRIO METROPOLITANO DA MOBILIDADE DE SÃO PAULO- OMMUSP

A inexistência de um organismo que pense a mobilidade urbana olhando de forma integrada todo o deslocamento dos cidadãos na Região Metropolitana de São Paulo, levou o Metrô há algum tempo pensar em um organismo que preenchesse esta lacuna. Essa ideia conduzida pelo NIT, foi incubada na Universidade Corporativa do Metrô, por ser um centro que procura enxergar as tendências no setor de mobilidade urbana e fomentar internamente o avanço em direção ao futuro.

Com essa iniciativa, o Metrô pretende congregar para caminhar junto os principais agentes da mobilidade urbana da Região Metropolitana de São Paulo. Portanto, não se trata de um Observatório do Metrô e sim do setor de mobilidade na Região Metropolitana.

Após muitas discussões que contribuíram para o amadurecimento da ideia, deu-se início a essa jornada com uma proposta conceitual do que seria um Observatório de Mobilidade para ser debatida e validada com os parceiros do Observatório.  Chegou-se a seguinte proposta:  ser um espaço colaborativo de coleta, tratamento, integração e análise de informações, relacionadas à mobilidade urbana no âmbito da Região Metropolitana de São Paulo. Busca-se por meio do OMMUSP promover a melhoria da mobilidade urbana, tornando-a sustentável, inclusiva e segura, e ser referência na concepção, formulação, implementação, execução e monitoramento de políticas públicas.

 

Tem como objetivo os seguintes pontos:

  • Criar um espaço colaborativo de estudos, pesquisas e reflexões, como um Think Tank
  • Centralizar informações relativas à mobilidade urbana, proporcionando uma visão sistêmica do setor
  • Fomentar ideias inovadoras em relação aos serviços de mobilidade
  • Visualizar tendências
  • Gerir de forma compartilhada, flexível e sustentável as informações
  • Ser aberto ao diálogo com as partes interessadas